Projeto IDE e ENSINAI





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PROJETO
IDE E ENSINAI























TEIXEIRA DE FREITAS
2012






1.      APRESENTAÇÃO

Considerando-se o mundo atual, percebe-se que a violência, as drogas, entre outros fenômenos, tem atingido os jovens de maneira geral. Para tanto, hoje mais do que nunca, deve-se investir na educação, promovendo meios para ajudar o corpo discente na preservação dos valores éticos e morais, tão ausentes na geração atual. É preciso harmonizar a relação entre pais e filhos, professor e alunos, oportunizando o auto- conhecimento e auto desenvolvimento das pessoas tornando-as mais conscientes do seu papel na sociedade.

2.      justificativa para o projeto:

Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no brasil. o mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack (senad, 2010).
E muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e aids (senad, 2010).
Todos concordam que a escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.
Por causa disso, os professores do ensino fundamental e médio têm sido constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas em sala de aula, e para saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessa área.
Sabemos que muitos professores estão preocupados com esse problema, mas pela correria diária eles não têm tempo para organizar uma proposta que envolva ações planejadas e bem estruturadas para tratar dessa questão tão preocupante.
Assim, surgiu o “o projeto Ide e Ensinai” para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas, fumo, crack etc.) em nossa comunidade.
Dessa forma, propomos que o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente do município de Teixeira de Freitas, por meio do seu edital de financiamento de projetos, financie o “o projeto Ide e Ensinai” com intuito de minimizar os problemas decorrentes do uso e comercialização de álcool, fumo e entorpecentes. baseando-se nisso, definimos o lema do “o projeto Ide e Ensinai” como: “educar é o melhor caminho para prevenir !!!”

3histórico da instituição EXECUTORA

Relate os objetivos da Instituição, quais suas principais ações e projetos executados, o registro no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, quais seus principais parceiros institucionais e público alvo.

4.   QUAIS SERÃO OS PARTICIPANTES DO PROJETO?


Identifique por Faixa Etária
0-9
10-14
15-18
Nº de atendimentos diretos
Nº de atendimentos diretos
Nº de atendimentos diretos





5.  OBJETIVO GERAL

Promover um amplo trabalho de educação para prevenir e reduzir os problemas decorrentes do uso e comercialização de álcool, fumo e entorpecentes em nossa cidade.

6.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Enriquecer o currículo escolar com atividades práticas e teóricas na exploração do tema transversal “Educação Antidrogas”;

·         Estabelecer diversas parcerias com entidades e órgãos públicos para ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Escola;

·         Promover o interesse e participação da comunidade próxima nas ações e projetos da Escola;

·         Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles forem;

·         Melhorar a qualidade do ensino, reduzindo os problemas dentro e fora da Escola;

·         Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania, entre outras;

·         Despertar nas crianças, pré-adolescentes e adolescentes o reconhecimento de valores positivos associados à família, à vida espiritual, aos estudos escolares, ao trabalho profissional, à saúde física e mental, ao respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, e às leis e demais normas;

·         Promover um intercâmbio entre o “Projeto Educação Antidrogas na Escola” com todos os demais Projetos e Programas de desenvolvimento social em andamento no município.

7.  METODOLOGIA
Cadastrar as escolas e acompanhar atualização anual dos dados.
A implantação será gradativa. Com capacidade inicial suficiente para 80 classes.
Definir a área geográfica de atuação para que o diretor de área possa desenvolver suas atividades.
O plano de aulas será anual. Este plano deve contemplar as épocas do ano, de maneira que possam ter momentos de interação espiritual e de confraternização.
O contato para implantação do projeto será com o diretor da escola, com exposição do material a ser utilizado, destacando que o projeto Ide e Ensinai não representa nem está ligada a uma Igreja em particular; a equipe é formada por pessoas cristãs voluntárias. A implantação do projeto, não causará transtorno às atividades desenvolvidas pelos professores. As aulas a serem ministradas para apresentação do projeto deverão ser definidas pela direção com dia, horário e tempo a ser disponibilizado.
Pretende-se ministrar 1 (uma) aula por semana com duração de 30 (trinta)  minutos por classe.
Da alfabetização a 4ª. série, as aulas serão ministradas com histórias contadas utilizando flanelógrafos, fantoches, maquetes, caixas de areia dentre outros.

8.  AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

O “o projeto Ide e Ensinai” será desenvolvido por uma equipe de educadores, tendo início no próximo ano, com ações a serem desenvolvidas durante o período letivo de janeiro a dezembro.
Todas as 08 (oito) etapas previstas estão detalhadas para que cada parceiro desse Projeto possa saber exatamente como e quando contribuir. Destacamos que cada uma das oito etapas propostas estará ocorrendo de acordo com o “Cronograma do Projeto” que se encontra ao final desse trabalho.
A primeira etapa a ser cumprida se refere à elaboração e reprodução do Projeto para ser encaminhado a cada um dos parceiros.
Na segunda etapa do “o projeto Ide e Ensinai” a equipe organizadora fará  contato com todos os possíveis parceiros, através do protocolo na entidade ou órgão visitado de uma cópia do Projeto, para que assim cada parceiro possa conhecer todos os detalhes.
A terceira e quarta etapas ocorrerão simultaneamente, pois tem objetivos semelhantes que é a sensibilização do público envolvido. A diferença entre essas duas etapas se diz apenas ao local e ao tipo dos dois públicos, pois o primeiro (gestores, professores e funcionários) estão presentes na Escola todos os dias, e o segundo grupo (comunidade em geral) vem à Escola, principalmente, nas reuniões de pais e em eventos especiais ao longo do ano. Dessa forma, serão elaborados convites apresentado o Projeto para cada um dos funcionários da Escola e para que cada aluno leve também para sua casa. Além disso, nas reuniões dos “Conselhos de Classe” serão repassadas informações sobre o Projeto que será executado na Escola.
A quinta etapa será executada pelos funcionários convidados das entidades parceiras, que executarão diversas palestras na Escola, todas com a temática “educação antidrogas” e “vida saudável”. Nesse período, esperamos que a comunidade de entorno da Escola participe também das palestras. Nessa etapa haverá a participação de diversos profissionais e técnicos que apresentarão: (1) o papel do Conselho Municipal de Políticas Antidrogas; (2) as ações da Secretaria Municipal de Segurança e da Polícia Militar no combate à violência e prevenção de embriagues ao volante; (3) as ações do Conselho Tutelar no apoio às famílias que passam com problemas por causa de alcoolismo e drogas; (4) as propostas dos Vereadores na criação de leis no combate às drogas; (5) a atuação dos profissionais de Saúde no tratamento de pessoas viciadas; (6) os trabalhos das Igrejas e instituições filantrópicas na recuperação dos dependentes e auxílio às famílias; (7) os trabalhos da Associação Comercial e Industrial no cuidados da venda de produtos que são usados como “drogas inalantes” (colas, vernizes, esmaltes, tintas, removedores, líquidos corretivos, gasolina, tinta spray, fixador de cabelos, éter, clorofórmio, óxido nitroso etc.); (8) a atuação do Sindicato de Bares, Restaurantes e Hotéis na orientação sobre a proibição de venda de bebidas para menores de idade; e (9) as ações dos órgãos federais, estaduais e municipais de assistência social e no controle do comércio de bebidas, fumo e medicamentos. Tudo isso fará com que alunos, funcionários da Escola e a comunidade em geral conheçam melhor o que tem sido feito pela prevenção e combate dos problemas relacionados ao uso de bebidas, fumo e entorpecentes em nossa cidade e região, o que possibilitará que os mesmos possam colaborar mais para a melhoria dessas ações e projetos. É importante destacar que cada professor vai trabalhar antecipadamente cada um dos temas agendados para as palestras, através de atividades em classe. Algumas das atividades em classe que serão executadas são: (1) leitura de textos de jornais e revistas para a sensibilização; (2) debates e discussões; (3) pesquisas na biblioteca e na internet; e (4) mostra de vídeos. Depois da palestra, faça uma discussão em classe e convide-os a escrever um parágrafo de crítica do evento, analisando os pontos positivos e negativos. Uma idéia é que eles escrevam sem ter que assinar o nome e que troquem as críticas entre si. Eles poderão ler o que acharam do evento com sinceridade, sem medo de ter sua identidade revelada. Nos trabalhos que antecedem as palestras, assim como nas atividades posteriores, o professor deve estimular o pensamento crítico em relação ao assunto nessas discussões. Muitos adolescentes só vão ser sinceros se houver estímulo e sensação de que eles serão aceitos mesmo se tiverem opiniões diferentes (SENAD, 2010).
A sexta etapa ocorrerá paralelamente à quinta etapa, pois as duas estão bem relacionadas. Quando os palestrantes convidados vierem à Escola para traz informações e idéias, esse momento será aproveitado para o planejamento e execução de outras ações e atividades previstas no Projeto. As atividades complementares propostas que contarão com acompanhamento dos convidados são: (1) preparação de uma peça de teatro com temática “educação antidrogas”; (2) organização de um concurso de desenhos, com exposição e premiação dos melhores trabalhos; (3) concurso de poesias, redações e músicas com a temática “vida saudável sem drogas”, com a culminância de uma apresentação dos melhores trabalhos; (4) concurso para eleição da “miss da vida saudável” e o “galã da consciência limpa”; e (5) criar um “Acordo de Convivência na Escola”, conforme modelo em Anexo.
Vale destacar que caso seja identificado durante as ações desenvolvidas algum estudante com problemas pessoais ou familiares por causa do uso de entorpecentes, os responsáveis pelo Projeto farão contato com os técnicos da entidade parceiras (Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Políticas Antidrogas etc.) para acompanhar a criança e sua família, buscando soluções e intermediando meios para oferecer ajuda através da orientação e encaminhamentos.
A sétima etapa será a divulgação dos resultados, que ocorrerá ao final do ano letivo, com a produção de um boletim informativo e a produção de cartazes que serão elaborados na gráfica da cidade. Todo esse material será distribuído aos parceiros, aos veículos de comunicação e para que cada aluno e funcionário da Escola possam levar um exemplar para casa. Fazer com que os Professores e a equipe administrativa se envolvam no Projeto incentivando a comunidade (pais e responsáveis pelos alunos) a participarem mais ativamente do dia a dia da Escola através de reuniões e apresentações dos alunos nos eventos.
A oitava etapa será a avaliação do Projeto.




9. equipe técnica do projeto:

Função no Projeto
Nome
Formação
Profissional
Natureza do
Vínculo ( CLT, Prestação de Serviços ou Voluntariado)
Número de Horas Semanais
Trabalhadas
Coordenador




Assistente Social
Antonio Jorge
Serviço Social
Voluntario
10













10. VALOR TOTAL DO PROJETO.

CONCEDENTE
Meta
1º MÊS
2º MÊS
3º MÊS
4º MÊS
5º MÊS
6º MÊS
1
R$ 5.000,00
-
-
-
-
-

Meta
7º MÊS
8º MÊS
9º MÊS
10º MÊS
11º MÊS
12º MÊS
-
-
-
-
-
-
-


PROPONENTE (CONTRAPARTIDA)
Meta
1º MÊS
2º MÊS
3º MÊS
4º MÊS
5º MÊS
6º MÊS

-
-
-
-
-
-

Meta
7º MÊS
8º MÊS
9º MÊS
10º MÊS
11º MÊS
12º MÊS

-
-
-
-
-
-



























ANEXOS












 PLANO TRABALHO


1 - DADOS CADASTRAIS

Órgão/Entidade Proponente:




CNPJ:



Endereço:




Cidade

Teixeira de Freitas

U.F.

Bahia
C.E.P.

45995000
DDD/Telefone


FAX


E.A.

Municipal
Conta Corrente


Banco


Agência


Praça de Pagamento

Teixeira de Freitas / Bahia
Nome do Responsável


C.P.F.


C.I./Órgão Expedidor


Cargo


Função

Matrícula

Endereço           


C.E.P.




2 - OUTROS PARTÍCIPES
Nome


C.G.C./C.P.F.

E.A.
Nome do Responsável
Função
CPF
CI/Órgão Expedidor

Cargo

Matrícula
Endereço

Cidade:
C.E.P.










3 - DESCRIÇÃO DO PROJETO
Título do Projeto
 Projeto Ide e Ensinai
Período de Execução
08/12 a 08/13
                     

Início
 Mês 1
Término
Mês 6

Identificação do Objeto

O projeto Ide e Ensinai tem com intuito de minimizar os problemas decorrentes do uso e comercialização de álcool, fumo e entorpecentes, fazendo um trabalho preventivo na rede publica municipal e estadual do município de Teixeira de Freitas.


Justificativa da Proposição

Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no brasil. o mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack (senad, 2010).
E muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e aids (senad, 2010).
Todos concordam que a escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.
Por causa disso, os professores do ensino fundamental e médio têm sido constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas em sala de aula, e para saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessa área.
Sabemos que muitos professores estão preocupados com esse problema, mas pela correria diária eles não têm tempo para organizar uma proposta que envolva ações planejadas e bem estruturadas para tratar dessa questão tão preocupante.
Assim, surgiu o “o projeto Ide e Ensinai” para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas, fumo, crack etc.) em nossa comunidade.
Dessa forma, propomos que a prefeitura municipal, por meio da secretaria municipal de educação e parceiros, realize o “o projeto Ide e Ensinai” com intuito de minimizar os problemas decorrentes do uso e comercialização de álcool, fumo e entorpecentes. baseando-se nisso, definimos o lema do “o projeto Ide e Ensinai” como: “educar é o melhor caminho para prevenir !!!”






4 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (META, ETAPA OU FASE)

Meta
Etapa
Especificação
Indicador Físico
Duração

Fase

Unidade
Quantidade
Início
Término
1


2






1.1

1.2















Contratação de Rh



Material gráfico e divulgação

Contrato



pacote
 5



1
08/12



08/12
12/12



09/12


5 - PLANO DE APLICAÇÃO (R$ 1,00)
Natureza da Despesa
Total
Concedente
Proponente
Código
Especificação



Material de consumo

Material Permanente

Recursos Humanos
R$ 2.000,00

R$ 2.000,00

R$ 1.000,00

R$ 2.000,00

R$ 2.000,00

R$ 1.000,00
TOTAL GERAL


R$ 5.000,00









6 - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO (R$ 1,00)

CONCEDENTE
Meta
1º MÊS
2º MÊS
3º MÊS
4º MÊS
5º MÊS
6º MÊS
1
R$ 5.000,00
-
-
-
-
-

Meta
7º MÊS
8º MÊS
9º MÊS
10º MÊS
11º MÊS
12º MÊS
-
-
-
-
-
-
-


PROPONENTE (CONTRAPARTIDA)
Meta
1º MÊS
2º MÊS
3º MÊS
4º MÊS
5º MÊS
6º MÊS

-
-
-
-
-
-

Meta
7º MÊS
8º MÊS
9º MÊS
10º MÊS
11º MÊS
12º MÊS

-
-
-
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-
-

7 - DECLARAÇÃO

Na qualidade de representante legal do proponente, declaro, para fins de prova junto à Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, Bahia, para os efeitos e sob as penas da lei, que inexiste qualquer débito em mora ou situação de inadimplência com o Tesouro Nacional ou qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal que impeça a transferência de recursos oriundos de dotações consignadas nos orçamentos da Secretaria de Assistência Social, na forma deste plano de trabalho.
                                                                                                                          
Pede deferimento

                                                                                                           
____________________________                                                  ______________________________
Teixeira de Freitas, 18 de junho de 2012                                                              Presidente




8 - APROVAÇÃO PELO  CONCEDENTE

Aprovado                                                                                                            

                                                                                                           
_____________________________                                                           _________________________
                  Local e Data                                                                                                 Concedente