1.
APRESENTAÇÃO
Considerando-se o mundo atual,
percebe-se que a violência, as drogas, entre outros fenômenos, tem atingido os
jovens de maneira geral. Para tanto, hoje mais do que nunca, deve-se investir
na educação, promovendo meios para ajudar o corpo discente na preservação dos
valores éticos e morais, tão ausentes na geração atual. É preciso harmonizar a
relação entre pais e filhos, professor e alunos, oportunizando o auto-
conhecimento e auto desenvolvimento das pessoas tornando-as mais conscientes do
seu papel na sociedade.
2. justificativa para o projeto:
Nos últimos
vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem
aumentando no brasil. o mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e
crack (senad, 2010).
E muito
importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande
de problemas, principalmente violência, acidentes e aids (senad, 2010).
Todos
concordam que a escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo
que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela
ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem
proporcionado em nossa sociedade.
Por causa
disso, os professores do ensino fundamental e médio têm sido constantemente
cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em
geral para abordarem a questão das drogas em sala de aula, e para saberem o que
fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessa área.
Sabemos que
muitos professores estão preocupados com esse problema, mas pela correria
diária eles não têm tempo para organizar uma proposta que envolva ações
planejadas e bem estruturadas para tratar dessa questão tão preocupante.
Assim,
surgiu o “o projeto Ide e Ensinai” para oferecer subsídios teóricos e práticos
para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam
reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de
violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas
alcoólicas, fumo, crack etc.) em nossa comunidade.
Dessa
forma, propomos que o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e
Adolescente do município de Teixeira de Freitas, por meio do seu edital de
financiamento de projetos, financie o “o projeto Ide e Ensinai” com intuito
de minimizar os problemas decorrentes do uso e comercialização de álcool, fumo
e entorpecentes. baseando-se nisso, definimos o lema do “o projeto Ide e
Ensinai” como: “educar é o melhor caminho para prevenir !!!”
3. histórico da instituição EXECUTORA
Relate os objetivos da Instituição, quais suas
principais ações e projetos executados, o
registro no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, quais seus
principais parceiros institucionais e público alvo.
4.
QUAIS SERÃO OS PARTICIPANTES DO PROJETO?
Identifique
por Faixa Etária
|
0-9
|
10-14
|
15-18
|
Nº
de atendimentos diretos
|
Nº
de atendimentos diretos
|
Nº
de atendimentos diretos
|
|
|
|
5. OBJETIVO GERAL
Promover um amplo
trabalho de educação para prevenir e reduzir os problemas decorrentes do uso e
comercialização de álcool, fumo e entorpecentes em nossa cidade.
6. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Enriquecer o currículo escolar com atividades práticas e
teóricas na exploração do tema transversal “Educação Antidrogas”;
·
Estabelecer diversas parcerias com entidades e órgãos
públicos para ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Escola;
·
Promover o interesse e participação da comunidade
próxima nas ações e projetos da Escola;
·
Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que
valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles
forem;
·
Melhorar a qualidade do ensino, reduzindo os problemas
dentro e fora da Escola;
·
Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento
integral da criança e do adolescente, estimulando o aprendizado e o
desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina,
hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania,
entre outras;
·
Despertar nas crianças, pré-adolescentes e adolescentes
o reconhecimento de valores positivos associados à família, à vida espiritual,
aos estudos escolares, ao trabalho profissional, à saúde física e mental, ao
respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, e às leis e demais
normas;
·
Promover um intercâmbio entre o “Projeto Educação
Antidrogas na Escola” com todos os demais Projetos e Programas de
desenvolvimento social em andamento no município.
7. METODOLOGIA
Cadastrar as
escolas e acompanhar atualização anual dos dados.
A implantação
será gradativa. Com capacidade inicial suficiente para 80 classes.
Definir a área
geográfica de atuação para que o diretor de área possa desenvolver suas
atividades.
O plano de
aulas será anual. Este plano deve contemplar as épocas do ano, de maneira que
possam ter momentos de interação espiritual e de confraternização.
O contato para
implantação do projeto será com o diretor da escola, com exposição do material
a ser utilizado, destacando que o projeto Ide e Ensinai não representa nem está
ligada a uma Igreja em particular; a equipe é formada por pessoas cristãs
voluntárias. A implantação do projeto, não causará transtorno às atividades
desenvolvidas pelos professores. As aulas a serem ministradas para apresentação
do projeto deverão ser definidas pela direção com dia, horário e tempo a ser disponibilizado.
Pretende-se
ministrar 1 (uma) aula por semana com duração de 30 (trinta) minutos por classe.
Da
alfabetização a 4ª. série, as aulas serão ministradas com histórias contadas
utilizando flanelógrafos, fantoches, maquetes, caixas de areia dentre outros.
8. AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
O “o projeto
Ide e Ensinai” será desenvolvido por uma equipe de educadores, tendo início no
próximo ano, com ações a serem desenvolvidas durante o período letivo de
janeiro a dezembro.
Todas as 08
(oito) etapas previstas estão detalhadas para que cada parceiro desse Projeto
possa saber exatamente como e quando contribuir. Destacamos que cada uma das
oito etapas propostas estará ocorrendo de acordo com o “Cronograma do Projeto”
que se encontra ao final desse trabalho.
A primeira
etapa a ser cumprida se refere à elaboração e reprodução do Projeto para ser
encaminhado a cada um dos parceiros.
Na segunda
etapa do “o projeto Ide e Ensinai” a equipe organizadora fará contato com todos os possíveis parceiros,
através do protocolo na entidade ou órgão visitado de uma cópia do Projeto,
para que assim cada parceiro possa conhecer todos os detalhes.
A terceira e
quarta etapas ocorrerão simultaneamente, pois tem objetivos semelhantes que é a
sensibilização do público envolvido. A diferença entre essas duas etapas se diz
apenas ao local e ao tipo dos dois públicos, pois o primeiro (gestores,
professores e funcionários) estão presentes na Escola todos os dias, e o
segundo grupo (comunidade em geral) vem à Escola, principalmente, nas reuniões
de pais e em eventos especiais ao longo do ano. Dessa forma, serão elaborados
convites apresentado o Projeto para cada um dos funcionários da Escola e para
que cada aluno leve também para sua casa. Além disso, nas reuniões dos
“Conselhos de Classe” serão repassadas informações sobre o Projeto que será
executado na Escola.
A quinta etapa
será executada pelos funcionários convidados das entidades parceiras, que
executarão diversas palestras na Escola, todas com a temática “educação
antidrogas” e “vida saudável”. Nesse período, esperamos que a comunidade de
entorno da Escola participe também das palestras. Nessa etapa haverá a
participação de diversos profissionais e técnicos que apresentarão: (1) o papel
do Conselho Municipal de Políticas Antidrogas; (2) as ações da Secretaria
Municipal de Segurança e da Polícia Militar no combate à violência e prevenção
de embriagues ao volante; (3) as ações do Conselho Tutelar no apoio às famílias
que passam com problemas por causa de alcoolismo e drogas; (4) as propostas dos
Vereadores na criação de leis no combate às drogas; (5) a atuação dos
profissionais de Saúde no tratamento de pessoas viciadas; (6) os trabalhos das
Igrejas e instituições filantrópicas na recuperação dos dependentes e auxílio
às famílias; (7) os trabalhos da Associação Comercial e Industrial no cuidados
da venda de produtos que são usados como “drogas inalantes” (colas, vernizes,
esmaltes, tintas, removedores, líquidos corretivos, gasolina, tinta spray,
fixador de cabelos, éter, clorofórmio, óxido nitroso etc.); (8) a atuação do
Sindicato de Bares, Restaurantes e Hotéis na orientação sobre a proibição de
venda de bebidas para menores de idade; e (9) as ações dos órgãos federais,
estaduais e municipais de assistência social e no controle do comércio de
bebidas, fumo e medicamentos. Tudo isso fará com que alunos, funcionários da
Escola e a comunidade em geral conheçam melhor o que tem sido feito pela
prevenção e combate dos problemas relacionados ao uso de bebidas, fumo e
entorpecentes em nossa cidade e região, o que possibilitará que os mesmos
possam colaborar mais para a melhoria dessas ações e projetos. É importante
destacar que cada professor vai trabalhar antecipadamente cada um dos temas
agendados para as palestras, através de atividades em classe. Algumas das
atividades em classe que serão executadas são: (1) leitura de textos de jornais
e revistas para a sensibilização; (2) debates e discussões; (3) pesquisas na
biblioteca e na internet; e (4) mostra de vídeos. Depois da palestra, faça uma
discussão em classe e convide-os a escrever um parágrafo de crítica do evento,
analisando os pontos positivos e negativos. Uma idéia é que eles escrevam sem
ter que assinar o nome e que troquem as críticas entre si. Eles poderão ler o
que acharam do evento com sinceridade, sem medo de ter sua identidade revelada.
Nos trabalhos que antecedem as palestras, assim como nas atividades
posteriores, o professor deve estimular o pensamento crítico em relação ao
assunto nessas discussões. Muitos adolescentes só vão ser sinceros se houver
estímulo e sensação de que eles serão aceitos mesmo se tiverem opiniões
diferentes (SENAD, 2010).
A sexta etapa
ocorrerá paralelamente à quinta etapa, pois as duas estão bem relacionadas.
Quando os palestrantes convidados vierem à Escola para traz informações e
idéias, esse momento será aproveitado para o planejamento e execução de outras
ações e atividades previstas no Projeto. As atividades complementares propostas
que contarão com acompanhamento dos convidados são: (1) preparação de uma peça
de teatro com temática “educação antidrogas”; (2) organização de um concurso de
desenhos, com exposição e premiação dos melhores trabalhos; (3) concurso de
poesias, redações e músicas com a temática “vida saudável sem drogas”, com a
culminância de uma apresentação dos melhores trabalhos; (4) concurso para
eleição da “miss da vida saudável” e o “galã da consciência limpa”; e (5) criar
um “Acordo de Convivência na Escola”, conforme modelo em Anexo.
Vale destacar
que caso seja identificado durante as ações desenvolvidas algum estudante com
problemas pessoais ou familiares por causa do uso de entorpecentes, os
responsáveis pelo Projeto farão contato com os técnicos da entidade parceiras
(Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho
Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de
Assistência Social, Conselho Municipal de Políticas Antidrogas etc.) para
acompanhar a criança e sua família, buscando soluções e intermediando meios
para oferecer ajuda através da orientação e encaminhamentos.
A sétima etapa
será a divulgação dos resultados, que ocorrerá ao final do ano letivo, com a
produção de um boletim informativo e a produção de cartazes que serão
elaborados na gráfica da cidade. Todo esse material será distribuído aos
parceiros, aos veículos de comunicação e para que cada aluno e funcionário da
Escola possam levar um exemplar para casa. Fazer com que os Professores e a
equipe administrativa se envolvam no Projeto incentivando a comunidade (pais e
responsáveis pelos alunos) a participarem mais ativamente do dia a dia da
Escola através de reuniões e apresentações dos alunos nos eventos.
A oitava etapa
será a avaliação do Projeto.
9. equipe técnica do projeto:
Função no
Projeto
|
Nome
|
Formação
Profissional
|
Natureza do
Vínculo (
CLT, Prestação de Serviços ou Voluntariado)
|
Número de
Horas Semanais
Trabalhadas
|
Coordenador
|
|
|
|
|
Assistente Social
|
Antonio Jorge
|
Serviço Social
|
Voluntario
|
10
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
10. VALOR TOTAL DO PROJETO.
CONCEDENTE
Meta
|
1º
MÊS
|
2º
MÊS
|
3º
MÊS
|
4º
MÊS
|
5º
MÊS
|
6º
MÊS
|
1
|
R$ 5.000,00
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Meta
|
7º
MÊS
|
8º
MÊS
|
9º
MÊS
|
10º
MÊS
|
11º
MÊS
|
12º
MÊS
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
PROPONENTE
(CONTRAPARTIDA)
Meta
|
1º
MÊS
|
2º
MÊS
|
3º
MÊS
|
4º
MÊS
|
5º
MÊS
|
6º
MÊS
|
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Meta
|
7º
MÊS
|
8º
MÊS
|
9º
MÊS
|
10º
MÊS
|
11º
MÊS
|
12º
MÊS
|
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
ANEXOS
PLANO TRABALHO
1
- DADOS CADASTRAIS
Órgão/Entidade Proponente:
|
CNPJ:
|
Endereço:
|
Cidade
Teixeira
de Freitas
|
U.F.
Bahia
|
C.E.P.
45995000
|
DDD/Telefone
|
FAX
|
E.A.
Municipal
|
Conta Corrente
|
Banco
|
Agência
|
Praça de Pagamento
Teixeira de Freitas / Bahia
|
Nome do Responsável
|
C.P.F.
|
C.I./Órgão Expedidor
|
Cargo
|
Função
|
Matrícula
|
Endereço
|
C.E.P.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2
- OUTROS PARTÍCIPES
Nome
|
C.G.C./C.P.F.
|
E.A.
|
Nome do Responsável
|
Função
|
CPF
|
CI/Órgão Expedidor
|
Cargo
|
Matrícula
|
|
Cidade:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3
- DESCRIÇÃO DO PROJETO
Título do Projeto
Projeto Ide e Ensinai
|
Período
de Execução
08/12
a 08/13
|
|
Início
Mês 1
|
Término
Mês 6
|
Identificação
do Objeto
O projeto Ide e Ensinai tem com
intuito de minimizar os problemas decorrentes do uso e comercialização de
álcool, fumo e entorpecentes, fazendo um trabalho preventivo na rede publica
municipal e estadual do município de Teixeira de Freitas.
|
Justificativa
da Proposição
Nos
últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas
alcoólicas, vem aumentando no brasil. o mesmo tem acontecido com o uso de
maconha, cocaína e crack (senad, 2010).
E muito
importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito
grande de problemas, principalmente violência, acidentes e aids (senad,
2010).
Todos
concordam que a escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo
que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela
ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem
proporcionado em nossa sociedade.
Por causa
disso, os professores do ensino fundamental e médio têm sido constantemente
cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em
geral para abordarem a questão das drogas em sala de aula, e para saberem o
que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessa área.
Sabemos
que muitos professores estão preocupados com esse problema, mas pela correria
diária eles não têm tempo para organizar uma proposta que envolva ações
planejadas e bem estruturadas para tratar dessa questão tão preocupante.
Assim,
surgiu o “o projeto Ide e Ensinai” para oferecer subsídios teóricos e práticos
para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam
reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de
violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas
alcoólicas, fumo, crack etc.) em nossa comunidade.
Dessa
forma, propomos que a prefeitura municipal, por meio da secretaria municipal
de educação e parceiros, realize o “o projeto Ide e Ensinai” com
intuito de minimizar os problemas decorrentes do uso e comercialização de
álcool, fumo e entorpecentes. baseando-se nisso, definimos o lema do “o projeto Ide
e Ensinai” como: “educar é o melhor caminho para prevenir !!!”
|