Jesus o Nosso Redentor



21.
Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;ROMANOS 3. 21- 26
22. Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção,
23. Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
24. Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
25. A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado, impunes os pecados anteriormente cometidos;
26. Tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Deus.
.
.
SEMINARISTA: Jamille Donato
TEMA: JESUS O NOSSO REDENTOR
 TEXTO: Rm.3. 21-26 (Carta aos Romanos)
TIPO: Sermão Expositivo
INTRODUÇÃO
POEMA.
Desenvolvimento do Sermão:
I.                    O QUE REDENÇÃO?
Redenção significa livramento de algum mal, ou alguns males através do pagamento de um preço. E quando alguém faz esse pagamento por você, por nós, essa pessoa se torna nosso Redentor. Um grande exemplo que aqui posso aplicar é o pagamento de um resgate, se paga um preço já pré determinado, se faz um acordo, e se paga o preço. E por esse processo se tem de volta aquilo que pagou. O que quero dizer com isso? Que Jesus Foi e é o nosso Redentor o nosso Resgatador. Pagou com seu sangue o nosso resgate. Morreu por nós para que pudéssemos ter vida eterna, vida em abundância.

II.                  REDENÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO
Um bom exemplo: Êx. 21:28-30 (Ilustra perfeitamente)
Entre os Hebreus, se cumpria rigorosamente a lei, além dos Dez mandamentos deixados por Deus, eles tinham as suas próprias leis, (como nós hoje temos a constituição de 98, a carta Magna). Pois bem, se um homem possuísse um boi perigoso, tinha de conserva-lo preso. Se o animal se soltasse e chifrasse a alguma pessoa, de modo que esta viesse a morrer, a lei era taxativamente clara: “o boi era apedrejado, e também morreria o dono do boi” Todavia, não se tratava aqui de um homicídio voluntário, pois não estava envolvida premeditação maliciosa. Por esse motivo, se deixava então pagar um resgate, e o chamavam em hebraico de Kõpher.
Mas se alguém transgredisse a lei de Deus, alguma ou algumas da que se deu a Moisés, um animal para pagar o pecado do indivíduo ou de um povo deveria morrer, aspergindo sangue no templo, assim ele se reconciliava com Deus e isso só podia ser feito através de um sacerdote.

III.                REDENÇÃO NO NOVO TESTAMENTO
Essa palavra é encontrada no Novo Testamento por dez vezes quando se utiliza o termo original que é, apolytrõsis, e uma outra palavra que se emprega no lugar dela é livramento. Romanos 3.21-26. Nesse texto bíblico, Paulo está empregando três metáforas, a saber: A metáfora do tribunal, a metáfora dos sacrifícios e a metáfora da alforria. Nossa atenção deve estar mais voltada para a ultima metáfora, a da alforria, Paulo contemplava um processo de libertação, mas através de um preço, e que sacrifício era esse? O sangue de Cristo. No Novo testamento Cristo nos redimiu, levou os nossos pecados, e morreu em nosso lugar. A partir de então, para os que aceitaram esse tão precioso sacrifício, o sacrifício de antes não se fazia mais necessário. Não se precisa matar mais animais, não se precisa mais barganhar, pagar, resgatar, porque tudo ele já havia feito, ali...Naquela Cruz.
    
IV.               REDENÇÃO NOS DIAS ATUAIS

E o que entendemos sobre redenção nos dias atuais?
Muitos entendem que podem descartar o sacrifício de Cristo, e aplicar o preço a esse tão precioso sacrifício o preço que bem entender.
São assíduos no culto por isso acham que assim estão pagando por sua Salvação e assim conseguindo perdão pelos pecados.
São bons dizimistas, ajudam os mais necessitados e assim acham que estão pagando por sua salvação e assim conseguindo perdão pelos pecados
São ótimos ministros, líderes e assim acham que estão pagando por sua Salvação e assim conseguindo perdão pelos pecados.
Ainda não entenderam que o preço já foi pago, e mesmo se nós quiséssemos pagar por tão precioso sacrifício, nem todo ouro, nem toda prata e todas as pedras preciosas existente na terra, e nem toda a boa ação, seria o suficiente pra pagar tão alto preço, preço pago com sangue.
E isso que muitos entendem como REDENÇÃO. Mas os verdadeiros remidos, sabem que somente JESUS foi capaz de pagar o preço por nós. E o que fazemos de bom é consequência dessa remição verdadeira, e conversão genuína. E estamos fazendo não mais que nossa Obrigação.

                  CONCLUSÃO
                  Que a partir de tudo o que foi dito aqui, o Espírito do Senhor consiga instrui-        lo a verdadeira Redenção e assim mostra o verdadeiro caminho que o levou e ainda pode o leva a galgar a Salvação. Só Jesus nos redimiu e nos redime. Deus abençoe. Aceite a esse Deus, que deu o seu próprio e único filho pra morrer por nós. ORAÇÃO.