Mn.Cristina Mota - Secretária Municipal de Educação



Representando a Igreja Batista Central através dos seus serviços frente à Secretaria Municipal de Educação, registramos aqui ações e reconhecimentos vividos por esta nossa irmã, para a glória do Senhor.
.
.
2013
02Jan(Qua)... Secretaria Municipal de Educação... fotosslideshow... Mn.Cristina Mota é impossada como Secretária Municipal de Educação, junto com outros e encontro com funcionários da Prefeitura e o Prefeito. FF.2013aaa
14Jan(Seg)... Coletiva é Amanhã... arquivo... Acontece amanhã (15) às 8h30 na sala de reunião da Prefeitura de Teixeira de Freitas uma entrevista coletiva para divulgação das primeiras ações do governo João Bosco. O objetivo é  divulgar as perspectivas nas áreas de saúde e educação.
15Jan(Ter)... Novas Atitudes Gestoras... arquivo... Novas soluções para problemas antigos. A Prefeitura de Teixeira de Freitas apresentou à imprensa local nesta terça-feira (15), o diagnóstico da Administração em relação à anterior e também das Secretarias de Educação e Saúde, além de uma explanação do secretário de Finanças, Ari Santos. Muito mais do que falar dos problemas herdados, o prefeito e seus secretários falaram das atitudes que já foram tomadas a fim de resolvê-los.
16Jan(Qua)... Mn.Cristina Mota... fotosslideshowarquivo... Mn.Cristina Mota e o Prefeito eleito e os demais Secretários dão coletiva aos órgãos de imprensa da cidade sobre as dificuldades encontradas e as ações para superar as carências atuais na cidade. FF.2015aa
25Jan(Sex)... No Distrito de Santo Antônio... Arquivo... 25 de Janeiro de 2013, entra para a história do município de Teixeira de Freitas, pois pela primeira vez um Prefeito sai de sua sala para atender e ouvir a população através do seu Gabinete Itinerante.
O Vereador Edinaldo Rezende e o Prefeito João Bosco estiveram durante todo o dia no Distrito de Santo Antônio, acompanhados de todos os Secretários municipais e suas equipes técnicas. Onde foram desenvolvidas atividades atendendo a população e fazendo seus devidos encaminhamentos.
30Jan(Qua)... Fila para Matrículas... arquivo... A Secretaria de Educação informa que não há necessidade de permanência nas filas em frente às escolas municipais. Para garantir vaga, basta que os pais ou responsáveis pelos alunos deixem o nome e série que a criança irá cursar, seu endereço e telefone. Pois, nos locais em que a procura for maior do que a oferta, novas vagas, salas, ou mesmo novas escolas serão abertas para suprir a necessidade.
.
01Fev(Sex)... Semana Pedagógica... fotosslideshowarquivo... a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promove abertura da Semana Pedagógica Municipal, no Clube Jacarandá, com palavra da Secretária, a Mn. Cristina Mota, o Prefeito Municipal, Dr. João Bosco, da profa. Mavaniê Silva, e apresentações da Casa da Cultura Espaço da Paz. FF.2019b
01Fev(Ter)... Slogan da cidade nas escolas... arquivo... campanha com professores e alunos para escolha de uma frase que mostre "Pertencimento" de todos em relação à cidade e tudo mais que ela tem e é.
7Fev(Qui)... Texto sobre Ela... arquivo... Pr.Jônatas David escreve no Blog dela, www.boaopiniao.blogspot.com, sobre a esposa e este momento que ela e ele estão vivendo servindo, em nome deles, da igreja, e do Reino de Deus, à amada gente de Teixeira de Freitas, enquanto Secretária Municipal de Educação
8Fev(Sex)... Mais Vagas nas Escolas... arquivo... Há menos de um mês, pais e mães de estudantes da educação infantil e ensino fundamental começaram a se instalar em frente às instituições de ensino com medo de que suas crianças ficassem sem vagas. Inconformada com esta situação, a secretária de Educação do município, Isabel Cristina, garantiu que as vagas estavam garantidas e pediu aos responsáveis para que voltassem para suas casas. A secretária foi ouvida e, agora, trabalha para atender a demanda dos alunos.
9Fev(Sab)... Nota Oficial... arquivo... Nota Oficial da Igreja agradecendo a oportunidade de servir à Teixeira de Freitas através da Mn.Cristina Mota, como Secretária Municipal de Educação e Cultura, bem como a própria igreja, com o que é e o que tem, sempre visando a Glória do Senhor Deus.
13Fev(Qua)... Matrículas para o EJA... arquivo... A Secretaria Municipal de Educação abriu no dia 1º de fevereiro o período de matrículas para o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Dez unidades escolares oferecerão o curso, destinado à formação acadêmica daqueles que trabalham ou que, por outro motivo, não se encaixam no período regular de ensino.
14Fev(Qui)... Construção de Oito Creches... arquivo... Seis unidades de creche/pré-escola e escola infantil serão construídas em Teixeira de Freitas conforme assinatura de documento feita na tarde da última quinta-feira 14 de fevereiro, pelo prefeito, João Bosco, e pela secretária de Educação, Isabel Cristina Frazão.
14Fev(Qui)... Escola Integrada de Teixeira de Freitas... arquivo... Na próxima segunda-feira (18) iniciarão as matrículas dos alunos previamente selecionados para estudarem na Escola Municipal Integral Bom Pastor – a primeira de jornada integral no município de Teixeira de Freitas. No prédio ainda em reforma, localizado no bairro Ouro Verde, as aulas deverão começar no mês de março, divulgou a secretária municipal de Educação, Isabel Cristina Frazão Nogueira Mota.
19Fev(Ter)... Possível Saída da Secretaria... arquivo... A secretária municipal de Educação, Isabel Cristina Frazão Mota, poderá ser a primeira baixa na equipe de João Bosco Bittencourt (PT). Embora, nenhum dos assessores, nem a própria Prefeitura confirme a saída da secretária, pessoas ligadas à educação já teriam confirmado o pedido de exoneração feito por Isabel.
20Fev(Qua)... Vereador faz destaque... arquivo... O vereador Edinaldo Rezende (PT) usou parte do seu discurso, na sessão desta terça-feira, 19 de janeiro, para destacar encaminhamentos feitos nos primeiros meses de trabalho da Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas.
20Fev(Qua)... Coluna Social do Alerta... arquivo... Secretária de Educação, Isabel Cristina Frazão; o conferencista internacional, Acácio Garcia; e a professora Mara Rúbia Formosa, colunista do Jornal Alerta, no 1º Encontro com Servidores realizado pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas.
20Fev(Qua)... Mudanças na Educação... arquivo1, Arquivo2... As aulas da rede municipal de ensino começaram nesta segunda-feira (18), incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com mais de 2 mil novos alunos matriculados. Para atender à população do município foram criadas duas creches, a construção de mais seis já foi anunciada, e abertas 1.400 vagas, parte delas na Escola Municipal Bom Pastor, primeira escola integral de Teixeira de Freitas, que será inaugurada no próximo dia 18.
21Fev(Qui)... Mn.Cristina Mota na Fazenda Cascata... fotosslideshow... Secretária Municipal de Educação, Mn. Cristina Mota, com sua equipe de trabalho, com Prefeito e outros Secretários Municipais, conhece, para possível parceria cultural, a Fazenda Cascata, visando educação e preservação da história de Teixeira de Freitas BA. FF.2024d
25Fev(Seg)... Com o Sindicato em Assembléia... arquivo... A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia em Teixeira de Freitas realizou uma assembléia geral extraordinária, no último sábado, (23) no auditório da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas. Na pauta da reunião, foram debatidos assuntos como rateio, aumento de salário, arrecadação Fundeb, posicionamento diante da nova gestão quanto as nossas lutas, acompanhamento das licitações, enquadramento e posse dos aprovados no último concurso.
26Fev(Ter)... Escola em Horário Diferenciado... arquivo... O ano letivo deveria ter começado em 4 de fevereiro, mas, a data foi remarcada para dia 18, no entanto, ainda há escolas sem aula. Dentre as que começaram no dia 18 de fevereiro, muitas funcionam em horários diferenciados, liberando os alunos bem antes do previsto na carga horária normal. A razão para essa brecha na carga horária das aulas é a falta de água e de merenda escolar.
26Fev(Ter)... Educação Prejudicada... arquivo... O ano letivo deveria ter começado em Teixeira de Freitas extremo sul da Bahia, dia 4 de fevereiro, mas, a data foi remarcada para dia 18, no entanto, ainda há escolas sem aula. Dentre as que começaram no dia 18 de fevereiro, muitas funcionam em horários diferenciados, liberando os alunos bem antes do previsto na carga horária normal. A razão para essa brecha na carga horária das aulas é a falta de água e de merenda escolar.
27Fev(Qua)... Mn.Cristina Mota e a UFSBA... fotosslideshowJornal1Jornal2... notícia com a Secretária Municipal de Educação e prefeitos conversando sobre a Universidade Federal do Sul da Bahia em Teixeira e região. FF.2026a
28Fev(Qui)... Jornada Pedagógica do EJA... fotosslideshow... no salão social da igreja, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza Jornada Pedagógica do EJA com a presença de muitos profissionais. FF.2027e
28Fev(Qui)... Paz Teixeira... fotosslideshow... Pastor, com a Mn.Cristina Mota, na apresentação de um plano de segurança para a cidade de Teixeira de Freitas. FF.2026a
.
01Mar(Sex)... Escolas com Problemas... arquivo... Entrevista dada à Tv Sul Bahia a respeito das Escolas Municipais estarem sem merenda escolar e com as crianças voltando mais cedo para suas casas.
01Mar(Sex)... Mn.Cristina Mota e o Governador... fotosslideshow... Mn.Cristina Mota, Secretária Municipal de Educação, com coordenadores, seu staf, junto com outros tantos do governo municipal, no Aeroporto esperando a chegada do Governador Jackes Wagner para inaugurações em Teixeira de Freitas BA. FF.2026b
03Mar(Dom)... Dia das Mulheres... arquivo frente, verso... panfleto mencionando e valorizando a mulher em seu dia, pela Secretaria de Educação e Cultura.
08Mar(Dom)... Dia da Mulher na DEAM... arquivo... 8 de março foi data de muito tristeza a muito tempo atrás, pois foi preciso a morte aproximadamente de 130 mulheres para o reconhecimento de pessoas tão importantes na nossa vida.
07Mar(Qui)... Casa de Semi Liberdade... fotosslideshow... Na quinta feira, de manhã, Pr. Jônatas David, Luis Sérgio e Mn. Cristina Mota, como Secretária Municipal, representam a IBC na inauguração da Casa de Semi Liberdade Trilha Legal, iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e a ONG Paspas. FF.2028b
07Mar(Qui)... Colóquio de Políticas Públicas... arquivofotos-slideshow1fotos-slideshow2... Os secretários de Assistência Social e de Educação, juntamente com o vice-prefeito Gilberto do Sindicato (PCdoB), representaram o executivo municipal durante o “I Colóquio de Políticas Públicas Intersetoriais” realizado Pela Universidade Norte Paraná (Unopar) Teixeira de Freitas, nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, no santuário da igreja com presença de muitas pessoas. FF.2028b
08Mar(Sex)... Dia da Mulher... fotosslideshowarquivo... Sexta feira de manhã, a Pra. Lúcia Melo fala aos alunos atendidos ali no projeto da ONG Paspas, sobre o Dia da Mulher...... Sexta feira à tarde, no teatro da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Secretária Municipal de Educação e Cultura está presente, com artistas e muitas mães convidadas para as comemorações do Dia da Mulher....... Sexta feira à noite, na câmara de Vereadores, homenagem às mulheres e a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Mn.Cristina Mota foi a homenageada do Vereador Ednaldo Rezende....... Sexta feira à noite, o Ministério de Casais Família Feliz tem jantar de pizza com muitos casais da igreja, comemorando o Dia da Mulher...... Sexta feira à noite, na praça da Bíblia, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura comemora o Dia da Mulher com apresentações musicais com a presença de muitas pessoas ao ar livre. FF.2028d
11Mar(Seg)... Saúde nas Escolas... arquivo... Prefeitura de Teixeira de Freitas deu início à saúde na escola, um projeto que já existia chamado de Programa Saúde na Escola (PSE) , mas que nunca foi colocado em prática pela antiga gestão, o prefeito João Bosco esteve nesta segunda-feira dia 11 de março de 2013 reunido com o Secretário de Saúde Marcus Pinto, Secretária de Educação Izabel Cristina Frazão e professores de várias escolas municipais, para juntos esclarece a importância de programa que está sendo implantado nas escolas.
12Mar(Ter)... Portal da Prefeitura... arquivo... 50 anos, educadora há 30 anos, graduada em Música, Pedagogia, Pós-graduada em Gestão comunitária, gestão educacional e ciências sociais. Natural de Corrente-PI,moradora da cidade há 21 anos.
13Mar(Qua)... Caravana do Esporte... arquivo... Neste primeiro dia da Caravana do Esporte e da Música em Caravelas já podemos colher os primeiros resultados da dedicação da Prefeitura Municipal através de sua Secretaria de Turismo, Esporte e Meio Ambiente e Secretaria de Educação no empenho em oferecer para a população atividades que aliam diversão e aprendizado. A Secretária Municipal de Educação e uma grande comitiva da instituição estiveram presente, e continuarão por outros dias.
17Mar(Dom)... Inspeção na Escola Integrada... fotos-slideshow... Após o culto da igreja, no domingo de manhã, a irmã Mn.Cristina Mota vai inspecionar as obras da Escola Integrada Bom Pastor para inauguração amanhã, segunda feira a noite. FF.2030ab
18Mar(Seg)... Escola Tempo Integral inaugurada... arquivo... Na noite de segunda-feira, 18 de março, foi inaugurada a primeira escola integral da rede municipal de Teixeira de Freitas. O prefeito João Bosco e a secretária de Educação Isabel Cristina entregaram a Bom Pastor à comunidade, com visível satisfação. A princípio, a escola atenderá cerca de 400 alunos, distribuídos em 19 salas.
20Mar(Qua)... Licitações Vigiadas... arquivo... As licitações da secretaria de educação do município de Teixeira de Freitas, mostram sua transparência sob o comando do Conselho Municipal de Educação. Adriana Serapião, Presidente do Conselho, buscou formar uma comissão juntamente com a APLB, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia e Secretaria de educação, juntas, estão à frente para fiscalizar a  lisura nos processos  licitatórios, principalmente da merenda escolar.
28Mar(Qui)... Escola Integral agrada... arquivo... A Escola Municipal Bom Pastor, primeira de Teixeira de Freitas com sistema de ensino integral, foi inaugurada há cerca de uma semana. Com a missão de oferecer a estudantes com distorção idade/série o apoio necessário para sua progressão acadêmica, tem ido além, fomentando sonhos.
.
04Abr(Qui)... Democracia na Educação... arquivo... Após a ação autocrata, onde a dirigente da educação pública no povoado de Santo Antônio Marlene Vieira subterfugiu do diálogo sobre a existência das eleições que ocorreram no próximo dia 19 de Abril, o prefeito João Bosco no uso de suas atribuições legais, através de um decreto na Secretaria Municipal de Educação determinou as formações de outras chapas para disputarem as eleições de forma democrática na comunidade.
08Abr(Seg)... Inauguração de Escola Infantil... arquivo... A Escola Municipal de Educação Infantil Tarsila do Amaral, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (08) no bairro Jardim Planalto. De acordo com uma das mães presentes, a escola inserida na comunidade, com capacidade para atender mais de 100 alunos, será fundamental para o desenvolvimento das crianças.Ao todo, 8 turmas terão o auxílio de equipe formada por quase 15 profissionais, sob orientação da diretora Gisenilde Meireles Amaral, conhecida por Gisa.
11Abr(Qui)... Pacto Nacional pela Alfabetização... arquivo... Na noite do dia 10 de Abril, foi apresentado nas dependências da Escola Municipal Vila Vargas, na cidade de Teixeira de Freitas, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
11Abr(Qui)... Pacto de Alfabetização... fotosslideshow... Mn.Cristina Mota inaugura Pacto de Alfabetização em Tx.Freitas, e fotos em seu Gabinete na Secretaria. FF.2034h
20Abr(Sex)... Ktech para Educação... arquivo... prestação de serviço técnico – pedagógico para capacitação presencial continuada de professores, treinamento de professores e equipe técnica, utilizando recursos de informática educativa (tecnologias da informação educacionais) nas escolas da rede municipal de ensino, com fornecimento de software de autoria e suas respectivas bibliotecas educacionais, portal e gestão de laboratórios de informática da rede escolar, software de apoio e serviços técnicos especializados ao município de Teixeira de Freitas. 
19Abr(Sex)... Eleição Diretores de escolas... fotosslideshow... Mn.Cristina Mota, Secretária Municipal de Educação vai pelas escolas municipais acompanhando as eleições de diretores que acontece. FF.2036d
20Abr(Sab)... Prefeitura Municipal Intinerante... fotosslideshow... Mn.Cristina Mota, Secretária Municipal de Educação acompanha Prefeito e outros Secretários em atividades no Prefeitura Intinerante em Duque de Caxias. FF.2036d
23Abr(Ter)... Professores na Câmara de Vereadores... arquivo... A sessão ordinária de terça-feira, 23 de abril, foi marcada por uma manifestação dos professores das redes estadual e municipal, que cruzaram os braços em adesão a paralisação nacional, iniciada dia 23, indo até o dia 25, a ação faz parte da Semana em Defesa e Promoção da Educação Pública da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
25Abr(Qui)... Nota Oficial IBC sobre Notícia... arquivo... Nota sobre notícia "Ktenh para Educação" parabenizando o papel da imprensa, mas criticando os julgamentos que a própria imprensa exerce desinformando a sociedade em geral.
25Abr(Qui)... Greve e Novidades na Educação... arquivo... “A paralisação não é ruim, ela foi conversada e discutida, em função de alertar, pedindo que o olhar esteva voltado para a classe no Brasil. Não vejo a greve por um lado negativo, diante das nossas dificuldades precisamos entender a paralisação e o prefeito João Bosco entende também”, afirmou a secretária de Educação Isabel Cristina.
26Abr(Sex)... Mn.Cristina Mota em Salvador... fotoMais... com um grande número de pessoas da Secretaria Municipal de Educação, nas várias áreas de ação daquela Secretaria, a Mn.Cristina Mota foi para o Primeiro Simpósio Internacional de Dirigentes da Educação Pública, saindo na sexta feira, indo de avião a partir de Porto Seguro, até Domingo, voltando na segunda feira.
29Abr(Seg)... Resposta de Cristina... arquivo... Resposta da irmã Mn.Isabel Cristina Mota, Secretária Municipal de Educação, pelo facebook, a todos que se tem pronunciado confiantes nela, e no seu bom senso na atual administração daquela Secretaria.
.
03Mai(Sex)... Posse Diretores Escola Municipal... fotosslideshow, arquivo... Mn.Cristina Mota, Secretária Municipal de Educação na cidade, dá posse, em cerimônia apropriada, com boas vindas do Pastor, no santuário da igreja, com presença do Prefeito Municipal Dr. João Bosco, o Presidente da Câmara Municipal e outros vereadores, e muitos de todos os diretores a serem empossados. FF.2040b
03Mai(Sex)... Resposta de Cristina Mota... arquivo... Secretária Municipal de Educação respondeu vários assuntos na posse das Diretores de Escolas Municipais.
07Mai(Ter)... Cristina com Diretoras... fotosslideshow... Mn.Cristina Mota, Secretária Municipal de Educação se reúne com Diretoras eleitas e empossadas, para orientações e palestras sobre a função que estão começando a exercder nas Escolas Municipais. FF.2044a
09Mai(Qui)... Dia das Mães da Sec. Mun. Educação... fotosslideshowMais... no Central Park funcionários da Secretaria Municipal faz festa comemorando Dia das Mães com palestra, brincadeiras, lanches e outras atividades. FF.2044a
13Mai(Seg)... Cartão Mn.Cristina Mota... fotosslideshow... Cartão de visita da Mn.Cristina Mota, Secretária Municipal de Educação. FF.2046a
16Mai(Qui)... Plano Municipal de Educação... arquivo... Reuniu-se na tarde desta quinta-feira (16), na Secretaria de Educação, a comissão executiva que irá construir o Plano Municipal de Educação (PME) de Teixeira de Freitas. Válido por uma década, a confecção do plano contará com a participação popular e de representantes de entidades de classe. 
O diagnóstico da realidade educacional para definição das metas e diretrizes do plano é o primeiro passo e já está sendo encaminhado. Infraestrutura das unidades educacionais, práticas pedagógicas, modelo de gestão e outros aspectos serão estudados em todos os âmbitos da Educação no município, seja nas escolas municipais, estaduais ou em curso superior.
16Mai(Qui)... Contra a Dengue nas Escolas... arquivo... Vinte e quatro mil cartilhas foram distribuídas entre as escolas de Teixeira de Freitas. Todas as unidades de ensino fundamental foram contempladas- públicas e privadas. A distribuição foi realizada na quinta-feira (16). A ação é uma atitude conjunta da Comissão municipal de combate a dengue,  Secretaria municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de, por meio das cartilhas, desenvolver e aplicar as atividades educativas, o que ajudará na conscientização das crianças para que elas possam ser também multiplicadoras em suas famílias dos riscos e das prevenções contra o Mosquito “Aedes aegypti”.
18Ma(Sab)... Violência contra Crianças... arquivo... A Secretaria de Educação de Teixeira de Freitas participa da Campanha de Combate à Violência e Abuso Sexual contra crianças e adolescentes.
18Mai(Sab)... Curso de Gestão Escolar... arquivo... Foi realizado neste sábado (18), na sede da Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas, a terceira etapa do Curso de Especialização em Gestão Escolar, voltado para diretores de escolas municipais da região Extremo Sul do Estado. O curso está sendo realizado para orientar os professores da Educação Básica,  na Especialização em Gestão Escolar, onde  os professores têm que elaborar um projeto de intervenção, a ser realizado nas escolas.
18Mai(Sab)... Apoio ao PROERD... arquivo... A Polícia Militar, através do 13º Batalhão juntamente com a prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizaram a solenidade de abertura das atividades acadêmicas do Programa Educacional de resistência às drogas (Proerd), nesta sexta-feira, 17 de maio. Esta edição é especial para mães, pais e responsáveis, a fim de que estes consigam orientar adequadamente suas crianças.
23Mai(Qui)... Escola e Agricultura Familiar... Arquivo... A agricultura é uma atividade essencial da nossa comunidade, portanto com vista a valorização do homem que tira seu sustento do campo desenvolvemos o projeto: agricultura familiar; nosso sustento, os educandos compreenderam a importância do papel do agricultor e a necessidade urgente da utilização sustentável da terra, do respeito ao meio ambiente. E como diz a canção de Milton Nascimento, os alunos cantaram: “Afagar a terra/ conhecer os desejos da terra/ cio da terra, propícia estação/ de fecundar o chão”.
23Mai(Qui)... Educação Avança... arquivo... A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Educação está investindo na qualidade do ensino na rede pública municipal, bem como, na qualificação dos profissionais do setor. Os avanços serão tanto na parte estrutural, quanto na didática. A primeira grande inovação foi a criação da Escola em tempo integral- Bom Pastor. O segundo grande investimento foi anunciado em abril deste ano, com a aquisição do Programa de Tecnologia Educacional, que logo na primeira etapa alcançará 10 mil estudantes, diretores, professores e a comunidade, que terá acesso a 32 oficinas com cursos profissionalizantes.
24Mai(Sex)... UFSBA em Teixeira... arquivo... O Senado Federal aprovou, no último dia 08, a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, com sede em Itabuna e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas. O projeto de lei tramitou na Câmara como PL 2207/2011 e, no Senado, como PLC 12/2013. A ideia é que a universidade trabalhe com o Bacharelado Interdisciplinar (BI), modelo em que o estudante escolhe entre quatro áreas de atuação: Artes; Humanidades; Saúde; Ciência e Tecnologia. O BI tem duração de três anos e, após conclusão, o aluno poderá fazer a escolha de se graduar em algum curso específico. O projeto prevê que os alunos façam os cursos por meio de colégios universitários, que deverão ser instalados nos municípios.
26Mai(Dom)... Sobre Imprensa Urubu... arquivo... Secretária de Educação insinua que a imprensa é como urubu”, que “Problemas na Escola Bom Pastor, documentados em foto e áudio, seriam vistos apenas com o olhar “maldoso” da imprensa”
27Mai(Seg)... Resposta Sobre a Imprensa Urubu... arquivo... Bom dia amigos e amigas. Vou defender minha esposa, de novo, como pessoa, como educadora e como, até aqui, Secretária Municipal de Educação, função honrosa que recebeu para, de uma forma singela, servir a esta cidade que aprendemos a amar muito e querer o seu bem. Num dos jornais respeitados de nossa cidade, numa reportagem [Leia Aqui] assinada por uma, também, respeitada repórter, uma peça muito completa afirmou que, segundo o título da mesma, a “Secretária de Educação insinua que a imprensa é como urubu”, que “Problemas na Escola Bom Pastor, documentados em foto e áudio, seriam vistos apenas com o olhar “maldoso” da imprensa”.
.
07e8Jun(Sex-Sab)... Conferência de Educação... fotos, slideshow, arquivo... Pr. Jônatas David e Hilquias Aguilar, representando a UNOPAR participam, com outros irmãos, representando outras entidades, inclusive a Secretaria de Educação, e o Conselho de Educação da cidade, da Conferência de Educação. FF.2048a713Jun(Qui)... Qualidade do Bom Pastor... arquivo... Há cerca de três meses foi inaugurada em Teixeira de Freitas a primeira escola com regime de tempo integral. Batizada como “Bom Pastor”, ela foi pensada para acolher público diferenciado da rede municipal de ensino, oferecendo-lhe aulas curriculares e oficinas de arte e de outras manifestações culturais.
13Jun(Qui)... Visita à Fazenda Cascata... arquivo... Coordendores Pedagógicos e outros profissionais da educação, junto com a Secretária de Educação, visitam e conhecem melhor a Fazenda Cascata, acervo cultural na cidade.
14Jun(Sex)... Cinema da Ultragás... fotosslideshow, arquivo... Prof.Isabel Cristina Mota, Secretária Municipal de Educação, recebe a carreta cultural da Ultragás, trazendo cinema educação para crianças das escolas municipais, e no sábado para crianças da igreja e da cidade em geral. FF.2048a21
14Jun(Sex)... Alunos Aprovam a Escola Bom Pastor... arquivo... Prefeito vai pessoalmente conhecer e ouvir alunos e profissionais.
17Jun(Seg)... Escola Acessível... arquivo... A Secretaria Municipal de Educação foi contemplada pelo Programa Escola Acessível, onde 04 escolas serão beneficiadas com recursos financeiros para elaboração de um plano de ação para promover e garantir a acessibilidade na escola. O objetivo é promover condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular.
18Jun(Ter)... Atleta na Escola... arquivo... O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, o Programa de Formação Esportiva Escolar surge com o objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos. Assim, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao programa para garantir a participação/adesão de todas as escolas pertencentes à rede municipal de ensino.
21Jun(Sex)... Modernização da Educação... arquivo... Desde o início da atual administração de Teixeira de Freitas que o tema da modernização tem permanecido em pauta. Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura lançou oficialmente o Programa de Modernização da Educação, que inclui o Ensino Digital e o Orquestrando o Futuro. O ato foi consolidado em um evento realizado na Escola Municipal de Educação Integral Bom Pastor. A noite festiva contou com a participação da Orquestra e Coral Paz e Bem e de políticos e autoridades locais, além de muitos representantes da educação. A secretaria Municipal Isabel Cristina esteve representada pela articuladora pedagógica Silvia Oliveira, que ressaltou a necessidade de inovar os métodos pedagógicos porque, segundo ela “a educação não pode ficar inerte diante do novo perfil dos estudantes” e, desta feita, é necessário diversificar as metodologias, investindo em outros formatos, como o que é proposto pelo Orquestrando o Futuro. A Prefeitura de Ruy Barbosa (BA) – cidade em que o programa de Ensino Digital revolucionou a educação municipal, também se fez representar para reafirmar o avanço da educação naquele município, que refletiu, inclusive, nos índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também o presidente da Câmara Municipal Ronaldo Cordeiro, em nome do poder legislativo de Teixeira de Freitas, anunciou total apoio ao Programa de Modernização e cada uma de suas vertentes.
.
09Jul(Ter)... Saída da Secretaria Municipal... arquivo... Isabel Cristina Frazão Mota atuou na pasta municipal da Educação desde o início da atual administração. Sob sua gestão a Secretaria inaugurou uma escola infantil, a escola em tempo integral Bom Pastor, lançou o Programa de Modernização da Educação do município, implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, entre outras ações. E, nesta terça-feira (09/07), ela apresentou sua carta de pedido de exoneração, mesmo documento em que reafirma apoio ao governo. Na carta, a professora Isabel Cristina agradeceu diretamente ao prefeito pela confiança e destacou: “Chegou o momento de pedir minha exoneração neste honrado cargo neste município. Continuo desejando, como sempre, desde a sua eleição, que continue marchando, frente a gestão desta querida cidade, acreditando que, sempre que o fizer, seja com toda sua força, seu vigor, com o seu melhor”.  O afastamento de Isabel Cristina teve motivações particulares.
09Jul(Ter)... Agradecimento ao Prefeito da Cidade... arquivo... Passou-se o primeiro semestre de 2013, e neste período a nossa igreja esteve se sentindo diretamente envolvida com o desejo de fazer nossa cidade uma cidade melhor, mais promissora, mais desenvolvida, mais aconchegante aos que chegam, e, principalmente, aos que aqui vivem, pelo menos na Educação municipal. Neste período, o Prefeito eleito, por indicação de um seu correligionário, único Vereador reeleito à Câmara Municipal, Sr. Ednaldo Rezende, nomeou a nossa irmã Mn. Isabel Cristina Frazão Nogueira Mora, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal, a Secretária Municipal de Educação e Cultura...
09Jul(Ter)... Mn.Cristina Deixa Secretaria... foto... Mn.Cristina Mota entrega o cargo ao Prefeito de Secretária Municipal de Educação, com uma carta pessoal a ele, e com gratidão a vários dos que formaram seu grupo de ação naquela secretaria. FF.2050a18
18Jul(Qui)... Cristina fala sobre sua saída... arquivo... Estou de férias ! Muito feliz mesmo. Depois de algum tempo sem escrever nada, volto hoje com algumas reflexões sobre posicionamentos e decisões que tomamos na vida. Tomar decisões é sempre um momento de conflitos, de stress, de "envelhecimento", sim, de envelhecer. Li em algum lugar, que cada vez que temos que fazer escolhas, que vão mudar a nossa rotina, o nosso eixo norteador, envelhecemos dez anos. Parece exagero mas, não é...
.
.
.
.
.
2012
06Dez(Qui)... Mn.Isabel Cristina... fotos, slideshow... Mn.Cristina Mota apresentada junto ao Secretariado do novo Prefeito da cidade. FF.2005b.
06Dez(Qui)... Mn.Cristina Mota Secretária Municipal... arquivo... esposa do Pr. Jônatas David, irmã Mn. Isabel Cristina Mota convidada e apresentada à imprensa, como Secretária Municipal de Educação em 2013, em Teixeira de Freitas BA, sob a gestão de Dr. João Bosco Bitencurt, prefeito eleito do Partido dos Trabalhadores de 2013 a 2016.
06Dez(Qui)... Secretariado é Apresentado... arquivo... o Prefeito João Bosco apresenta seu secretariado todo.