Homenagem Dia da Mulher pelos Vereadores

Reportagens sobre o evento
.
.
.

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Texto feito pelo Pr. Jônatas David, sobre sua esposa, para a homenagem do Vereador Ednaldo Resende, quando do evento promovido pela Câmara de Vereadores:




Isabel Cristina Frazão Nogueira Mota é uma autêntica representante do sexo feminino, com todas as suas fragilidades de mulher, e com todas as forças que estas mesmas mulheres têm para serem mães, esposas, governantes, executivas, professoras e outras tantas profissões que bem sabemos e desfrutamos. Todas estão muito bem representadas na fraqueza espontânea que ela sempre manifesta, e na fortaleza branda que faz seus anseios e determinações se concretizarem. Ela representa bem qualquer mulher ao saber, com perfeição, se fazer submissa, dirigida, elegante subalterna, humilde obediente, enquanto sua alma é gigante, maior que o mundo que a rodeia, melhor que as dificuldades que possam surgir; tudo isto manifestado em seu cotidiano feminino, ao lidar com todos que dela precisam, todos que com ela convivem, todos que se beneficiam com sua inteligência magnânime de valorizar-se ao sentir orgulho das virtudes de todos que com ela cooperam.

Isabel Cristina Frazão Nogueira Mota é piauiense, do extremo sul daquele estado, apaixonada por sua terra e pela cultura daquele povo onde nasceu. Ainda hoje, depois de tantos anos morando fora de seu torrão natal, ainda é capaz de recitar, cantar e contar belos poemas, clássicas cantigas, e interessantes causos que ouvira, que dramatizara ou que homenageara, sobre sua terra e sua gente, durante sua infância e adolescência. Horas e horas, ela, sozinha teria muito que contar e encantar ao pronunciar-se sobre a cultura de Corrente, sua cidade, e toda aquela região rica em folclores mil.

Isabel Cristina Frazão Nogueira Mota, nasceu em 1962, há um pouco mais de cinquenta anos atrás, viveu intensamente todos estes anos, e de cada período vivido, tem muitas, grandes e marcantes recordações. Como mulher, enquanto o tempo passava esteve rejeitando os pesos e impedimentos normais do próprio tempo, mas atraindo as vantagens e impulsos que as oportunidades trouxeram. Nisto, enquanto vivia cada momento em particular, enriqueceu seu caráter, seu espírito conquistador, seu carisma efervescente, sua religiosidade abençoadora. O tempo passou e sua personalidade cresceu, a fez, sempre mais, mulher, uma grande mulher.

Isabel Cristina Frazão Nogueira Mota, com um jeito fascinante, por onde morou, acompanhando os três ministérios pastorais do seu esposo, Recife, Iguaí e Teixeira de Freitas, impressionou muita gente. Dentro e fora das igrejas onde exerceu grandes lideranças, ela rodeou-se de muita gente, e sempre gente de excelente qualificação. Com estas pessoas, aproveitando ao máximo o potencial de cada uma, ela sempre deu muito de si pelo que sempre gostou, pelo que sempre aprimorou-se: ensinar. Em Recife ia longe, com prazer, ganhando pouco, para exercer seu papel pedagogo; em Iguaí, atuou na educação municipal e na principal escola de ensino particular; em Teixeira de Freitas, participou diretamente da reestruturação de uma das principais escolas particulares, fundou uma escola modelo em vários sentidos em parceria com a Prefeitura Municipal, participou diretamente da instalação de um Pólo semi-presencial de ensino universitário, foi exemplo como professora e como coordenadora pedagógica na rede municipal.

Isabel Cristina Frazão Nogueira Mota, há trinta anos está casada e, além de todos estes destaques como profissional na educação, tem participado diretamente da vida e ministério evangélico de seu esposo, principalmente como exemplo de esposa de Pastor, como Ministra de Música, formando, por onde passou, grandes e significativos coros sacros. Muitas pessoas, de uma forma ou outra, têm participado de suas iniciativas em benefício não só da música das igrejas, mas de toda eclesiologia destas igrejas. Como seminarista, cantou e foi fortemente influenciada pelo Coral Sinfônico do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Pernambuco, que pelas competências demonstrada, era, com merecimento, um coro internacional, chegando a cantar pelos Estados Unidos e Canadá.

Isabel Cristina Frazão Nogueira Mota, como não poderia deixar de ser mencionado, é genuinamente cristã, uma salva, serva de Jesus Cristo, pecadora sem pecados, confiante no sacrifício vicário de Jesus, na cruz, em perdão a todos os seus pecados. Uma mulher, representante de qualquer mulher, capaz de ser usada por Deus, em qualquer situação, como foram aquelas muitas mulheres valorosas mencionadas na Bíblia. O Senhor, em sua grande misericórdia tem dado muitas alegrias e recompensas a esta mulher, naturalmente, através da alegria que ela é o que é, na alegria que ela tem no que faz, na alegria que ela vive quando está sendo bênção, e por isto abençoada, em todas as coisas que o Senhor coloca em suas mãos para serem feitas. Como aconteceu com Jó, com certeza, Deus teria toda confiança, dentro dos limites humanos, de afirmar que ela seria fiel e leal, a Ele e Suas Vontades, em qualquer situação que se encontrasse neste mundo.

Isabel Cristina Frazão Nogueira Mota é, realmente, uma grande representante das mulheres, neste dia internacional das mulheres. Teixeira de Freitas está de parabéns por esta mulher, que como outras tantas nesta cidade, é um orgulho para todos nós, teixeirenses. Que este dia possa ser sempre lembrado com esta homenagem às mulheres, a todas desta cidade querida, a esta mulher que, muito bem, pode nos fazer entender o verdadeiro valor de todas as mulheres que conhecemos e convivemos, de todas as esposas e amigas, mães e colegas, que temos todos os dias no dia-a-dia de cada um de nós.







iDSC07100a

iDSC07100b

iDSC07100d

iDSC07101

iDSC07102

iDSC07104

iDSC07105

iDSC07106

iDSC07107

iDSC07108

iDSC07109

iDSC07110

iDSC07111

iDSC07112

iDSC07113

iDSC07114

iDSC07115

iDSC07116

iDSC07117

iDSC07118

iDSC07119

iDSC07120

iDSC07121

iDSC07122

iDSC07123

iDSC07124

iDSC07125

iDSC07126

iDSC07127

iDSC07128

iDSC07129

iDSC07130

iDSC07131

iDSC07132

iDSC07133