Educação pública municipal avança para a modernização




Por Repórter Coragem
“A educação é claramente o fator que irá conduzir melhorias na economia a longo prazo. No futuro, software e tecnologia irão permitir que as pessoas aprendam muito com seus colegas” (Mark Zuckerber- fundador do Facebook )
A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Educação está investindo na qualidade do ensino na rede pública municipal, bem como, na qualificação dos profissionais do setor. Os avanços serão tanto na parte estrutural, quanto na didática.
A primeira grande inovação foi a criação da Escola em tempo integral- Bom Pastor, que atende aproximadamente 400 alunos, em dois turnos, com aulas da grade convencional e oficinas de capoeira, teatro, música, artes, dança, pintura, jogos recreativos, linguagem e aulas de reforço.
O segundo grande investimento foi anunciado em abril deste ano, com a aquisição do Programa de Tecnologia Educacional, que logo na primeira etapa alcançará 10 mil estudantes, diretores, professores e a comunidade, que terá acesso a 32 oficinas com cursos profissionalizantes.procurador José Antonio em Rui Barbosa - digital
O modelo já foi implantado em cidades da Bahia e São Paulo e, no município de Rui Barbosa-BA, o desempenho dos estudantes, após o programa, já rendeu prêmio de grandeza nacional com direito a sessão especial na Assembleia Legislativa.  Outro benefício direto para o município foi a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município –Ideb, como conferiu in loco, o procurador José Antonio Barbosa Silva.procurador em Rui Barbosa
Ainda em Rui Barbosa, o procurador teixeirense constatou que os moradores estão comemorando a oportunidade de profissionalização. Atualmente, são entregues 600 certificados a cada 90 dias, graças aos programas de qualificação da mão de obra, também oferecidos pelo projeto.
Em Teixeira de Freitas, o projeto estará em atividade daqui a poucos meses. Antes, os prédios das unidades escolares passarão por melhorias. As ações de restauração já foram iniciadas com levantamento do quadro e catalogação fotográfica das deficiências encontradas. Muito além de tijolos, cimento e madeiras, a Prefeitura de Teixeira de Freitas vai investir, durante as reformas, na conscientização e valorização da comunidade para com o bem público.