Secretária diz entender a paralisação dos professores





Por: Sulbahianews/Jamylle Mendes - 25/04/2013 - 11:13:37
Iniciou nesta terça-feira, 23 de abril, a “Greve Nacional de Educação”, mobilização de Estados e municípios, com duração de três dias, para cobrar o cumprimento da lei do piso salarial. Devido à paralisação  só haverá aula na sexta-feira, 26 de abril.
A paralisação nacional da classe reivindica propostas para a valorização da categoria, melhorando a estrutura da rede municipal, com um aumento de 10% no ajuste previsto.
“A paralisação não é ruim, ela foi conversada e discutida, em função de alertar, pedindo que o olhar esteva voltado para a classe no Brasil. Não vejo a greve por um lado negativo, diante das nossas dificuldades precisamos entender a paralisação e o prefeito João Bosco entende também”, afirmou a secretária de Educação Isabel Cristina.
A comunidade educacional não abre mão dos royalties do petróleo para a educação pública, que busca de compreensão que garantam o investimento mínimo equivalente a 10% do PIB na educação, a fim de prover as metas do Plano Nacional de Educação.
O avanço na educação de Teixeira de Freitas
No ano 2000, no dia 28 de abril, reuniram 180 países que participaram da Cúpula Mundial de Educação, assinaram um documento, para que a educação chegasse a todas as pessoas ate o ano de 2015, sendo assim, no dia 28 domingo, os estudantes têm mais que comemorar com o Dia Mundial da Educação.
A educação tem avançado no combate ao analfabetismo, com a valorização do professor e das potencialidades dos estudantes, mas, o índice ainda é muito grande.
Teixeira de Freitas vive um período de mudança com o crescimento na educação, com o Pacto Nacional pela Idade Certa, um compromisso formado pelo Governo Federal, do Distrito Federal, dos Estados e municípios  de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.
Com a implantação da primeira escola integral da rede municipal, em Teixeira de Freitas, a Escola Bom Pastor, cerca de 400 alunos, distribuídos em 19 salas, são atendidos e recebem aulas diversificadas, com oficinas de teatro, de literatura, de artesanato, de dança e de capoeira.  
Para a secretária de Educação, Isabel Cristina Frazão, “ a educação de Teixeira de Freitas precisa melhorar, e está melhorando. Esta é a minha pretensão. A escola vem sendo assistencialista com vários programas de alfabetização. A Escola Integral é uma alternativa para a retirada de crianças da rua. Tenho várias novidades a ser implantadas na educação. Abriremos cursos com laboratórios para a comunidade, atentando àquela área esquecida, com professores especializados. No próximo mês terá uma conferência, com discussão das realidades públicas no Brasil; Teixeira precisa correr para alcançar o nível nacional de defasagem” finalizou ela.


http://www.sulbahianews.com.br/ver.php?id=17985