22 Anos de Pastorado na IBC - 2014


É brasileiro de Itabuna Bahia, filho de Livino Mota e Aidyl Andrade Brandão Mota; crescido convertido, batizado, chamado e ordenado ao santo ministério, na Igreja Batista Teosópolis, em Itabuna; bacharel (1984) e mestrando (1986) em Teologia, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife, Pernambuco, bacharel em Direito (1986) pela Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco; pastoreou a Igreja Batista do Barro em Recife até 1986, a Igreja Batista de Iguaí Bahia até 1991, onde organizou a 2ª Igreja Batista da cidade, e até hoje tem pastoreado a Igreja Batista Central em Teixeira de Freitas onde já organizou, com sua equipe de pastores e lideranças, a Igreja Batista de Itabatã, naquela cidade (1994), Igreja Batista em Vila Caraípe, neste bairro (1995), Igreja Batista Memorial, na Urbis (1997), Igreja Batista Belém, no Santa Rita (2001), Igreja Batista Esperança, no Nova América (2003), Igreja Batista Getsêmani, no Castelinho (2006), Igreja Batista Sião (2008), Igreja Batista Central Bela Vista (2009), Igreja Batista Central Liberdade (2010), Igreja Batista Manápolis (2011) e outras em processo de organização. Em 2013 chegam a 30 igrejas filhas, netas e bisneta. Neste tempo, na Igreja Batista Central, ainda com suas lideranças, concretizou: o santuário da igreja, Encontro de Casais e Jovens com Cristo, Colégio Central, Grandes Musicais, Pólo da UNOPAR, Coro Cênico, Casa do Julgamento, Programa e site Reviver com Cristo, Portal do Site Oficial da igreja, WebRádio IBC, Em 1999 recebeu o título de Cidadão Honorário de Teixeira de Freitas BA, cidade que tem aprendido a amar com muita intensidade, e nestes anos tem participado de Comissões e Conselhos Municipais, de entidades de planejamentos regionais da Bahia, e conduzido a igreja a estes mesmos envolvimentos de muitas maneiras, objetivando a responsabilidade sócio ambiental, biblicamente devida. Em 2002, 2007 e 2012, numa grande e significativa festa espiritual, a igreja e a cidade comemoraram os 10, 15 e os 20 anos de abençoado ministério.
(http://igrejasfilhasibc.blogspot.com.br/2009/05/pr-jonatas-david-brandao-mota.html)
.
.
.


22 ANOS DE PASTORADO NA IBC em TEIXEIRA DE FREITAS BA...
no dia 7 de Março (1992-2014)

"Aprouve a Deus, permitir que chegássemos a este tempo pastoreando uma das melhores igrejas que conheço, e que vejo, e que tenho conhecimento, a pesar das minha limitações humanas e espirituais... Aprouve ao Senhor me dar o privilégio de olhar para trás e ver, claramente, o muito que Ele esteve fazendo em Seu Reino, me usando, me fazendo instrumento, me fazendo servo, que, mesmo com tanta gente de maior e melhor potencial tão disponível a Ele, em sua misericórdia para comigo, fez questão de me chamar e comissionar, mesmo sabendo dos prejuízos que haveria de ter... Aprouve a Deus me trazer a esta cidade de gente tão amável e querida, tão carinhosa e meiga, muitos que nem creem no que creio, e até discordam, mas ainda assim me respeitam e sabem conviver e serem bênçãos, e por várias vezes demonstram amor para comigo... Aprouve a Deus me fazer crescer, com minha família, neste canto abençoado da Bahia, nesta igreja sem igual... É grande o número de pessoas que direta e indiretamente, próximos ou meio distantes, de uma forma ou outra, dentro ou fora do meu rebanho, têm sido verdadeiros anjos, mensageiros abençoadores de Deus, para minha vida, meu ministério, minha existência desfrutante da "abundância" que Cristo veio trazer"

(mensagem no facebook... https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200829198926930&set=a.3101361707652.107722.1672473135&type=1&relevant_count=1)




26Fev... DIFERENCIAIS QUE DEUS ME CONCEDEU NESTES ANOS DE MINISTÉRIO... O tempo passou, o tempo tem passado, e o Senhor tem notabilizado cada momento deste tempo em meu ministério, em meu pastorado. Diferenciais têm se somado convenientemente e a beleza da chamada tem se fortificado a cada dia, a cada alegria, a cada suave brisa de dor, a cada sonho de ser Pastor. Uma grande lista destes diferenciais, resultado muito mais da convivência liderancial com minha gente disposta e disponível, do que das minhas digitais limitadas e muitas vezes mal facejas; tem sido o trunfo extasiante da minha oração, da minha benévola gratidão, do festejo célebre deste meu eufórico coração. Estou sempre a relembrá-los, não deixo que se ausentem da minha memória, por tempo algum, são estes diferenciais que me fazem um Jeremias chamado e lamentoso, viver um Isaías, Pastor audacioso.

27Fev... UMA IGREJA, UM REBANHO... O tempo passou, o tempo tem passado, e, dentre os notabilizados do Senhor, neste tempo do meu ministério-arado, o meu rebanho, o meu doce e maravilhoso rebanho, neste tempo, o mais dos mais preciosos entre meus ganhos. Uma igreja rebanho, um rebanho muito igreja; ovelhas de todos os jeitos, de todas as matizes, mas ovelhas, mesmo aquelas com os mais variados deslizes. “Saíram de nós, porque não eram de nós”, mas as que, no tempo, têm ficado, ovelhas; bênçãos, de alguma forma, mesmo que meus olhos não veja, mas são ovelhas. Neste tempo em Teixeira, parece, tudo faz crer, o Senhor do rebanho tem saído minunciosamente a escolher, de muitas maneiras e por tempos diferentes a trazer; juntando um rebanho, “o rebanho”, a mim, um pra nada de alguém, o pastorado, em sua misericórdia, a conceder.

28Fev... UM REBANHO COMPROMETIDO... O tempo passou, o tempo tem passado e o rebanho que me foi entregue, em cada época, em cada momento, sempre mostrou-se empenhado. Sempre o melhor que meus olhos e ouvidos observadores, pode perceber ao redor. Os que estavam, os que continuavam, os que deixavam, em cada situação a viver, em cada ano a correr, era rebanho comprometido demonstrando exímio querer, uma vontade extrema de dar o melhor, fazer o melhor, glorificar a Deus com a confiança que Ele convoca, nos faz sonhar, e diante do nosso Sim, nos faz prosperar com todas as facilidades que nos traz às mãos. Compromisso com o Reino, esta é a marca deste rebanho que a graciosidade do Senhor me entregou; nesta marca os que têm ficado são; os que deixam, tem em mãos; os que chegam vivem no coração... isso faz o ser pastor uma fácil vivência nesta igreja do Senhor.

1Mar... UM REBANHO COMPROMETIDO E OUSADO... O tempo passou, o tempo tem passado, o rebanho comprometido vai além, ele sempre foi muito ousado, e em cada significado, outros sinônimos podem ser mencionados: arrojado, “impetuado”, “empoderado”, muito fácil de se lançar em aventuras que, desafiado, entenda serem, de verdade, para a glória de Deus. “Liderados nunca vão além do líder”, mas tem sido diferente, o que sempre me surpreende, estão além, estão na frente; sou levado a correr para acompanhar do que se faz, neles, efervescente. Louvado tem sido Deus, por tanta ovelha, ovelha mesmo; por tantos anjos com seus lampejos; por tantas bênçãos em seus facejos... é a igreja-rebanho dos vinte e dois anos, é a orquestra celeste afinada, que Deus, em Suas sábias guinadas, me tem feito Pastor, um dos jeitos maviosos que Ele tem mostrado o Seu amor.

2Mar... UM REBANHO AFINADO COM A BÍBLIA, A FÉ E A GRAÇA... O tempo passou, o tempo tem passado, o rebanho esmerilmente tem se entranhando na Bíblia, na Fé, e na Graça, com estes ensinos e suas vivências, afinado. Ela é a única Palavra de Deus; só Ela, no que Ele fez, é perfeitamente suficiente para o perdão e a salvação eterna, imperdível, dos Seus; só Ela prepara o salvo para ser conforme a imagem dEle agora e na eternidade, porque creu. O rebanho crê, vive, respira e descansa nisto, e, disto, faz sua convivência cristã em particular ou na coletividade do Corpo de Cristo. Não é a pseudo astúcia do Pastor, ou das estratégias da igreja em seu ardor, ou do policiamento de cada membro condutor, é por tudo que o rebanho crer, é em tudo que ele encaminha em seu cotidiano afazer, é o respirar doutrinado que todo corpo ajustado... se afina e se adorna, se faz Igreja, noiva mais bela se torna.

3Mar... UM REBANHO AFINADO COM A CIDADE... O tempo passou, o tempo tem passado, desde o início, antes de de tudo, como cidadão engajado, quando a igreja não era igreja, a paixão por Teixeira já estava na essência do rebanho empenhado. Este espírito de atitude social, abriu asas para desafios ministeriais que o Senhor comissionou espiritual, e os braços do rebanho se alargaram a abraçar toda uma cidade, passaram a pagar caro para participar de tudo que trouxesse felicidade, a este povo amável, querido, apaixonante e de muitas fertilidades. Fazemos questão de estar presentes em tudo que possamos demonstrar a cara da gente, neste anseio que nos tráz realização, que o Senhor nos tem dado paixão, sermos rebanho ofegante por amar, de nós com presteza, derramar esta vontade cristã de servir, participando de um todo a construir, a grande cidade grande, onde Deus nos plantou, nos fez surgir.

4Mar... UM REBANHO AMOROSO... O tempo passou, o tempo tem passado, e, dentre as muitas qualidades que o rebanho esteve a ser, viver e testemunhar, o ser amoroso esteve sempre em destaque, sempre em fértil demonstrar. Com os “domésticos na fé”, com os amigos e os de fora até, este santo e amado rebanho, por providências só do Deus Senhor, tem sido um exemplo, com silencioso e devotado ágio de amor. Dentre as pregações que ele tem feito por onde passa e está; este, que é a “noiva adereçada”, a igreja feita imaculada, vive o que prega, faz-se obediente e de preferências apregoadas. Como rebanho amoroso, faz sua diferença no como prega, e vai deixando filhas, netas e bisnetas, povoando todos os cantos da urbanidade, enchendo, por amor, com o santo amor, levando a todos a melhor e eterna prosperidade. Amoroso, é outro significado para este rabanho, me dado por Deus, como privilégio, demonstração de Seu amor para comigo, e, sempre, com todos os que são Seus.

5Mar... UM REBANHO TRADICIONAL DE VANGUARDA... O tempo passou, o tempo tem passado, e nele uma outra marca, bem paradoxal, tem, na existência e na atuação cristã deste rebanho, comungado. Somos “Super Tra” quando se trata de, com o mundo, contextualizar, o que somos, o que cremos e como cultuamos; as danças, os aplausos, os ritmos, e os modismos que não nos acomodamos; mesmo que percamos incautos e deixemos de atrair “intautos”. Por outro lado, e nisto se aprofunda, muito coerente com o que não mudamos, porque é para Deus e Ele não muda, somos, como igreja de Cristo, dirigidos e inspirados pelo Espírito, um rebanho de vanguarda, anos e luzes à frente, em visão muito avançada: Não concentramos grandezas, mas espalhamos, da igreja, as suas belezas; estamos presentes no social e nas muitas dinâmicas de uma igreja de fé muito real.

6Mar... UM REBANHO ESPALHADO... O tempo passou, o tempo tem passado; por toda a cidade, pela região, e em outros cantos da Bahia, o rebanho está crescido, está empolgado, distribuindo sua alegria. Igrejas filhas, netas e bisnetas, em anos de vida e espalhamento de atuação; o rebanho que o Senhor me tem dado a pastorear, é vivo, ativo, volvido a proclamar, a alastrar-se em mais igrejas, em mais trincheiras de pregação. O tempo tem passado, os resultados desta maneira de ser igreja, desta maneira de presteza, somente os céus divulgarão, somente nos céus é que se verão; é um investimento eterno que se multiplica geometricamente, que impede fascínios em gente, mas corrobora para um cristianismo bíblico e descente. Igrejas parindo igrejas, mais gente e lugares alcançados pela mordomia do testemunho, do exemplo incansável, de um rebanho que, “multiplicante” é seu alcunho .

7Mar... UM REBANHO QUE QUER MAIS... O tempo passou, o tempo tem passado, e dentre os muitos atados que tenho, em mente; sobre este corpo espiritual que pastoreio contente, um outro é o anseio de mais, querer mais, não se contentar com o pouco que entende dar, mesmo que já seja muito para o que normalmente se há. Está no sangue desta minha gente gentil, deste rebanho carinhoso e viril, não se contentar com o qualquer que se faça, não se acomodar com o pouco que se acha; fazer melhor, doar-se sem dó, conquistar o mais além que cada coração se faça aquém das expectativas de seus sonhos. Meu grande trabalho como pastor é sonhar, é entender o que Deus quer mandar, os desafios que Ele quer nos envolver como igreja de ímpeto conquistador em seu dever. Este é o rebanho Central, meu povo entusiasmado e generoso, meu rebanho sem igual, especialmente maravilhoso.

Hoje é dia sete, hoje é o dia que assumi, o dia que o cajado me foi entregue, o que do Senhor eu entendi. Num lampejo de gratidão e felicidade, iniciava o ministério que a Graça me concedia; era um pastor da cidade, uma chamada desafiadora que ascendia. “A pessoa certa no lugar certo”, “Um servo de Deus para a obra de Deus”, foi muito do que ouvi naquela noite, muito do que vivo no tempo em seu açoite. Um homem apenas, um servo qualquer, sou um encontrado pela Graça para assumir a graça deste pastorado que, sequer, em nada, poupou, o grande Senhor; sua companhia, direção e benigno favor. Fórmula divina de igreja abençoadora e relevante: um pastor com seus muitos limites ébrios, um rebanho ansioso pelo ser mais além constante, e, um Deus, um Senhor misericordioso, que tem feito todos os milagres necessários para que deste convívio, faça-se um musical harmonioso.

8Mar... UM REBANHO ABERTO... O tempo passou, o tempo tem passado, e, rebanho mais aberto, mais accessível, não conheço, não tenho idéia, não há o que ser lembrado. Qualquer um que se achegue, qualquer um que venha, logo encontrará portas abertas, logo viverá a disponibilidade que tenha. Com poucos momentos de convivência, temos lideranças guiando e fazendo acontecer; quem foi visitante há meses atrás, hoje já encabeça ações fugurantes, fazendo a igreja ser mais atuante, fazendo a igreja que ao Senhor satisfaz. Pasmo diante do que vejo e vivo, convivo entusiasmado no pastoreio que tenho, deslumbro gente que o Senhor nos tem juntado, comungo com gente que abre a igreja, aos chegantes, com alegria, fascínio e empenho. Este é o rebanho, onde Deus me tem feito pastor, esta é a igreja bíblico-amigável que, naturalmente, testemunha e vive seu amor.

9Mar... UM REBANHO BATISTA BATISTA... O tempo passou, o tempo tem passado, o rebanho batista que encontrei tem sido, tem estado. Não é batista pelo nome, e nem batista pela história, não é batista pelas práticas e nem batista pelo agora; um rebanho batista batista, pela doutrina e pelo que crer, pelo que prega e pelo ser... batistas batistas, mesmo. Que povo bom e seguro, que povo que sabe o que quer e onde quer chegar, um rebanho completo, repleto de “berea”, bereanos que sabem o que pregar. É muito fácil ser pastor neste canto do Reino de Deus, é muito fácil ser pastor desta gente, deste rebanho que é meu. Ovelhas do Senhor, que Ele, pessoalmente me deu; cordeiros do Salvador, que Ele, carinhosamente me concebeu, como pastor, para ser pastor, o que meu coração entendeu. É muito fácil ser o líder espiritul desta gente Batista Batista, mesmo.
.
.

.
.
Fotos das comemorações do 22º Ano de Pastorado do Pr. Jônatas David na Igreja Batista Central, tiradas pelo irmão Ubaldinoe Edna... Fotos, mais fotos do outdoor comemorativo (fotos)



.
.
.